Bonsais são árvores miniaturizadas a tal ponto que são plantadas em vasos pequenos.
A história do bonsai começa na China antiga, e não no Japão como muitos pensam. Mas foram os japoneses que dominaram a arte do bonsai e a difundiram para todo o mundo. Devido à forte influência japonesa no Brasil a prática é muito comum no país.
Seja como passatempo ou profissionalmente, o cultivo do bonsai é uma atividade muito prazerosa, gratificante, e promove uma paz de espírito deliciosa.
Mas para conseguir realizá-la são necessárias muita prática e dedicação. Criar um bonsai do zero não é aconselhado para iniciantes, já que, além do risco da planta morrer, leva anos para um bonsai ficar de bom tamanho. Por isso é mais aconselhável comprar um bonsai jovem, que pode ser encontrado em floriculturas, lojas especializadas, lojas de plantas em geral, ou até mesmo em supermercados.
Como o bonsai não é uma planta comum ele exige cuidados especiais:
- Poda das folhas: A poda das folhas de um bonsai é mais frequente que a poda de uma planta comum, deve ser feita com muito cuidado e de forma que fique bem definida.
- Aramação: Às vezes não basta cortar as folhas para dar forma ao bonsai, para modelar os galhos da árvore são necessários arames pequenos que devem ser colocados e removidos cuidadosamente para não machucar a árvore.
- Poda das raízes: Essa é a parte mais difícil em ter um bonsai, pois se as raízes não forem corretamente podadas é quase certo que a planta morra. Deve-se cortar cerca de 1/3 das raízes da planta.
Mas além desses cuidados especiais o bonsai deve ser tratado como uma pequena planta de vaso. Água na medida certa, sol também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário